Alcione ironiza Trump ao vivo na Globo: “Vou fazer uma macumbinha pra ele deixar o Brasil em paz”

Reprodução

Cantora fez crítica bem-humorada à política tarifária dos EUA durante participação no programa “É de Casa”; medida afeta exportações brasileiras

A cantora Alcione protagonizou um momento inusitado e politizado na manhã deste sábado (2), durante sua participação no programa É de Casa, da TV Globo. Ao vivo, a artista mandou um recado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em tom de crítica à nova política tarifária imposta aos produtos brasileiros.

“Gostaria de mandar um recado ao Trump. Está saindo o som aí?”, disse Alcione, olhando para a câmera. “Ele precisa deixar o Brasil em paz, largar o Alexandre de Moraes, nosso ministro maravilhoso. E hoje, quando sair daqui, eu vou fazer uma macumbinha para o Trump”, afirmou, arrancando risadas dos apresentadores do programa.

A declaração faz referência ao tarifaço de 50% sobre importações brasileiras, decretado por Trump no último dia 30. A medida entra em vigor a partir do dia 6 de agosto e afeta diretamente a exportação de produtos industrializados, como aviões, motores e máquinas. Ainda que os Estados Unidos não sejam o maior parceiro comercial do Brasil — posição ocupada pela China —, são os principais compradores de produtos com valor agregado e o maior investidor estrangeiro no país.

Em tom irônico, Alcione ainda questionou: “Nessa terra [Brasil] tem uma coisa que não tem lá, que é macumba. Será que a macumba de lá é boa?”, provocando novamente o riso dos apresentadores.

A fala também faz alusão à sanção imposta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo governo americano, com base na Lei Magnitsky, usada pelos EUA para punir estrangeiros envolvidos em corrupção ou violações de direitos humanos.

Na última quinta-feira (31), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) participou do programa Mais Você, também da Globo, para explicar os impactos da decisão norte-americana. “É injustificado”, afirmou, destacando que o aumento da tarifa compromete a competitividade da indústria brasileira no mercado americano.

Segundo comunicado oficial dos EUA, as novas tarifas foram estabelecidas para lidar com “políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”.

Apesar do tom bem-humorado, a declaração de Alcione reflete o incômodo de setores da sociedade brasileira com a escalada de tensões diplomáticas entre os dois países.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *