A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Aliança de Sangue para cumprir mandados contra uma associação criminosa formada, em sua maioria, por membros da mesma família, responsável por aplicar golpes que somam mais de R$ 400 mil contra mais de 30 aposentados e pensionistas em Várzea Grande. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Estelionato do município.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 da Comarca de Cuiabá, contra seis alvos identificados. Além das buscas, a Justiça determinou a suspensão das atividades de uma empresa, o sequestro de bens e o bloqueio de valores de pessoas físicas e jurídicas envolvidas.
As investigações, iniciadas há cerca de um ano, revelaram que o grupo se aproveitava de aposentados e pensionistas com idade avançada, baixa escolaridade, pouco conhecimento tecnológico ou com deficiências, para abrir contas e contratar empréstimos sem o consentimento das vítimas.
Segundo o delegado André Monteiro, os criminosos atraíam os alvos para escritórios ou iam até as residências, coletando fotos, documentos e autorizações. “Há uma dupla vulnerabilidade: uma pela condição financeira da vítima, que já buscava crédito, e outra pela condição como pessoa idosa, analfabeta ou com deficiência”, afirmou.
Para dificultar a identificação, os escritórios eram fechados rapidamente e os valores movimentados entre contas de outras vítimas. O grupo é investigado por estelionato majorado contra idoso ou vulnerável, associação criminosa e lavagem de dinheiro.