Moraes vota por condenar sete réus do “Núcleo 4” da trama golpista

Foto: © Gustavo Moreno/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (21) pela condenação dos sete réus do chamado “Núcleo 4” da trama golpista, grupo acusado de promover ataques coordenados ao processo eleitoral e à democracia brasileira.

O julgamento faz parte da Ação Penal 2694, que apura a existência de uma organização criminosa estruturada para incentivar e financiar atos antidemocráticos.

Em seu voto, Moraes afirmou que ficou “fartamente comprovada a atuação coordenada dos réus com o objetivo de romper com o Estado Democrático de Direito”. Segundo o ministro, mensagens, áudios e publicações nas redes sociais demonstram o planejamento e a divisão de tarefas entre os integrantes.

O relator também mencionou depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid, colaborador da investigação, que reforçam a tese de que o grupo atuava para disseminar desinformação e incitar ataques contra as instituições.

O “Núcleo 4” é o segundo grupo julgado no conjunto de ações ligadas à trama golpista de 2022 e 2023. Os réus são acusados de formar organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação pública à animosidade entre as Forças Armadas e os Poderes da República.

O voto de Moraes ainda será analisado pelos demais ministros da Primeira Turma do STF, que devem concluir o julgamento nos próximos dias.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *