PF deflagra nova fase contra garimpo ilegal em rios de Mato Grosso

Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (30), as operações Kuri II e Aurum Sordidos, com o objetivo de combater o garimpo ilegal nos leitos dos rios São Benedito e Teles Pires, na região norte de Mato Grosso.

As ações são um desdobramento da primeira fase da Operação Kuri, deflagrada em abril, que havia destruído 17 balsas e apreendido cerca de dois mil litros de combustível usados na mineração clandestina. As investigações apontaram a existência de uma rede criminosa estruturada, com financiadores e comerciantes de ouro envolvidos na atividade ilegal.

Nesta nova etapa, os agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Sinop, em seis municípios de Mato Grosso — Alta Floresta, Matupá, Peixoto de Azevedo, Sinop, Tangará da Serra e Paranaíta — além de ações em Itaituba e Novo Progresso, no Pará. Também há bloqueio e sequestro de bens vinculados aos investigados.

As operações visam enfraquecer o esquema de mineração ilegal e responsabilizar os envolvidos pela degradação ambiental, especialmente nas áreas próximas às Terras Indígenas Kayabi e Munduruku.

A PF destacou que a atuação coordenada busca desarticular o fluxo financeiro do garimpo e reduzir os danos socioambientais causados pela extração irregular de ouro em áreas protegidas.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *