A Polícia Civil de Mato Grosso (PJC-MT) deflagrou, nesta quinta-feira (30), a Operação Doce Amargo – Acorde Final, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa responsável por um esquema de tráfico interestadual de drogas.
Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 1ª Vara Federal de Sinop. A ação ocorreu simultaneamente em Mato Grosso (Cuiabá e Várzea Grande), Amazonas (Tefé), Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
As investigações identificaram uma rede criminosa altamente estruturada, com divisão hierárquica, logística de transporte de drogas entre estados, e casas-cofre usadas para armazenar entorpecentes e dinheiro. A facção também realizava movimentações financeiras via PIX, com altos valores transferidos entre os integrantes.
A operação contou com o apoio de outras forças de segurança e incluiu o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de veículos usados pela organização.
A ação faz parte do programa “Tolerância Zero”, criado pelo governo de Mato Grosso para intensificar o combate às facções criminosas e ao tráfico de drogas em todo o estado. A Polícia Civil destacou que a operação representa o encerramento de um ciclo de investigação iniciado ainda em 2023, que já resultou em diversas prisões e apreensões de drogas.
Segundo a PJC, a “Doce Amargo – Acorde Final” enfraquece uma das principais rotas de distribuição de drogas do Centro-Oeste para o Norte e o Sudeste do país. O nome da operação simboliza o desmantelamento definitivo da estrutura da facção.





