Lindbergh Farias pede ao STF investigação e afastamento de Cláudio Castro por mortes na megaoperação do Rio

Foto: Bruno Spada/ Câmara dos Deputados

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de inquérito criminal e afastamento cautelar do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), em razão das mortes registradas na megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha. A ação é considerada a mais letal da história do estado.

Lindbergh acusa o governador de homicídio doloso, corrupção passiva, prevaricação, abuso de autoridade, improbidade administrativa e crime de responsabilidade. O parlamentar afirma que houve excesso de força e falhas na condução da operação, que, segundo ele, teria descumprido decisões do STF sobre o controle da letalidade policial.

O deputado solicitou a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de Cláudio Castro e o envio do caso à Procuradoria-Geral da República (PGR). No documento, Lindbergh alega que o governo estadual teria usado as ações de segurança de forma política, e pede investigação completa sobre a condução da operação.

O pedido ocorre após o ministro Alexandre de Moraes convocar o governador e a cúpula da segurança do Rio para prestar esclarecimentos sobre a megaoperação. O caso reacendeu o debate sobre segurança pública, enfrentamento ao crime organizado e limites da ação policial.

O governo do Rio ainda não se manifestou sobre o pedido.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *