O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, afirmou que a ocupação irregular em áreas impróprias agrava os riscos à população durante chuvas fortes. A declaração foi feita após ele acompanhar, na noite de sábado (07/02), equipes da Defesa Civil de Cuiabá e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em pontos afetados por alagamentos na capital.
Segundo o gestor, ao longo da noite foram emitidos alertas para áreas com alagamentos e houve casos de moradores que relataram perda de bens dentro de casa. Em uma das vistorias, Abilio citou como exemplo um imóvel construído abaixo do nível da rua, em local com histórico de acúmulo de água, o que aumenta a vulnerabilidade do ponto em períodos de temporais.
De acordo com a reportagem, a prefeitura informou que a Secretaria de Obras deve avaliar alternativas para reduzir os impactos no trecho vistoriado. Abilio, porém, apontou que parte das ocorrências está ligada à ocupação de áreas consideradas inadequadas para moradia, como margens de córregos, regiões de pântano e locais com histórico de alagamentos.
O prefeito também citou notificações da Defesa Civil Nacional. Já o secretário-chefe da Defesa Civil municipal, coronel Alessandro Borges, disse que os alertas têm o objetivo de orientar moradores de áreas de risco a adotarem precauções e evitarem permanecer nesses locais durante chuva intensa.
Ainda conforme o relato, no bairro Parque Atalaia, equipes do Corpo de Bombeiros resgataram um casal de idosos que ficou ilhado dentro de casa em razão do alagamento. A orientação reforçada pelas autoridades é evitar ficar próximo a córregos e em regiões baixas durante temporais e não atravessar pontos alagados.








