A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta sexta-feira (19) a Operação R2 – Refúgio Rastreado, com o objetivo de cumprir 21 ordens judiciais contra integrantes de uma facção criminosa com atuação em Cáceres e região. As medidas foram expedidas pelo Poder Judiciário após investigação conduzida pela Delegacia de Cáceres.
Segundo a Polícia Civil, ao todo são cinco mandados de prisão cautelar, oito de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilo. Além de Cáceres, os mandados também são cumpridos em São José do Rio Claro e Cuiabá.
Entre os alvos está um homem de 32 anos, identificado após a circulação de um vídeo nas redes sociais em que aparece exaltando a facção, conforme apontam as investigações.
A apuração também identificou imóveis com ligação direta com a organização criminosa. De acordo com a investigação, os locais funcionariam como casas de apoio logístico, utilizadas para armazenamento de drogas e armas e como abrigo temporário para integrantes do grupo.
Ainda conforme a Polícia Civil, as buscas têm o objetivo de reunir provas para reforçar inquéritos e desarticular a estrutura operacional da facção. A operação contou com apoio de unidades especializadas, incluindo Defron, Derf, 1ª Delegacia de Polícia, a Delegacia de São José do Rio Claro e a GCCO.
O delegado responsável pelas investigações, Mauro Apoitia, afirmou que as ações devem continuar enquanto houver registro de crimes violentos, especialmente homicídios, na região, e destacou a importância de denúncias anônimas para o avanço das apurações.







