No início da noite deste sábado (11/01), por volta das 18h, uma ação criminosa ao lado da cadeia pública de Arenápolis mobilizou a Polícia Militar e a Polícia Penal. Dois homens, usando camisetas vermelhas, pararam uma motocicleta da mesma cor ao lado da unidade prisional e soltaram fogos de artifício antes de fugirem em alta velocidade.
O caso chamou a atenção das autoridades, que já estavam em alerta sobre a soltura de fogos de artifício que estão relacionadas a represálias em presídios por membros de facções criminosa.
Imediatamente, equipes da Polícia Militar iniciaram buscas pelos suspeitos com o apoio de imagens de câmeras de segurança da região. Por volta das 21h, uma motocicleta com características semelhantes à descrita foi avistada em alta velocidade. Durante a abordagem, o condutor, um jovem de 21 anos, confessou participação no ato.
Segundo ele, a soltura dos fogos foi uma comemoração pelo aniversário de um dos detentos da cadeia pública. Ele ainda revelou que recebeu R$ 10 para transportar o outro suspeito até o local. O jovem informou que o comparsa gravou um vídeo do ocorrido, que seria compartilhado em grupos de uma facção como uma demonstração de força na região.
Diante das evidências, o condutor foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil (DELPOL). A motocicleta utilizada na ação foi apreendida.
O suspeito poderá responder pelos crimes de perturbação do sossego público, apologia ao crime e associação criminosa. As investigações continuam para localizar o segundo envolvido.