Presidente do INSS descarta Pix e novos depósitos para evitar golpes; plano de ressarcimento deve ser concluído até a próxima semana
O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta 3ª feira (6.mai.2025) que o ressarcimento de aposentados e pensionistas será feito na mesma conta que é depositado o benefício previdenciário.
“Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou em entrevista à CBN. A medida busca evitar fraudes durante o processo de devolução dos valores descontados indevidamente nos últimos anos….
“Na mesma conta que ele recebe, o seu benefício previdenciário vai ser depositado. Por isso eu peço a todos: não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade”, declarou.
O governo ainda não sabe o número exato de afetados pelo esquema, mas estima que pelo menos 4 milhões de pessoas tiveram descontos em seus benefícios. Segundo a CGU (Controladoria Geral da União), os descontos irregulares feitos de 2019 a 2024 somam R$ 6,3 bilhões….
Segundo o governo, os aposentados e pensionistas do INSS que identificarem desconto indevido de mensalidade associativa no extrato de pagamentos (contracheque) podem pedir a exclusão do débito de forma automática pelo aplicativo ou site “Meu INSS”.