Após caso confirmado no RS, Indea reforça monitoramento e fiscalização para proteger avicultura local
O estado de Mato Grosso intensificou os protocolos de prevenção contra a gripe aviária após a confirmação de um caso da doença em uma granja comercial de Montenegro (RS), conforme informado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na quinta-feira (15).
Mesmo sem casos registrados da doença em território mato-grossense, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) reforçou, nesta sexta-feira (16), a fiscalização sanitária e as ações de monitoramento nas propriedades rurais que possuem avicultura de subsistência e em granjas comerciais.
Segundo o diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, o reforço inclui o aumento no número de inspeções em locais com aves de fundo de quintal e maior coleta de amostras de secreções de galinhas, patos, gansos e perus.
“Produtos e animais vindos da região Sul, onde o foco foi identificado, terão uma vigilância intensificada por parte do nosso efetivo de médicos veterinários”, afirma o diretor.
Desde 2024, o Indea já realizou mais de 15 mil ações de vigilância sanitária em todo o estado, como parte da estratégia contínua de prevenção à gripe aviária em Mato Grosso.
O objetivo das ações é proteger o setor avícola do estado, considerado estratégico para a economia local, e garantir a segurança da população.