Advogado é preso por tráfico e lavagem de dinheiro em operação em MT

Divulgação

A Polícia Civil prendeu um advogado e um casal durante a Operação Heresia, deflagrada na manhã desta quarta-feira (16), em Alta Floresta, Carlinda, Sinop e Cuiabá, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no estado.

Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 2 milhões nas contas dos principais alvos, o sequestro de bens e a suspensão das atividades de uma empresa de eletrônicos utilizada para lavagem de capitais em Cuiabá. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 1 mandado de prisão preventiva, 4 ordens de bloqueio judicial, sequestro de bens e 11 intimações para monitoramento eletrônico.

Um dos principais investigados é um advogado residente em um condomínio de luxo em Sinop, já condenado anteriormente por associação criminosa. Em sua residência, a polícia apreendeu dois veículos de luxo, joias e outros objetos de valor.

Em Alta Floresta, um casal foi preso em flagrante com porções e envelopes de cocaína. Já em Cuiabá, os agentes constataram que uma loja de produtos eletrônicos, com dois andares de mercadorias, operava sem qualquer tipo de controle fiscal, emissão de notas fiscais ou livros contábeis. O local foi lacrado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

As investigações apontam para um esquema sofisticado de contabilidade do tráfico, com movimentações bancárias milionárias, uso de empresas de fachada e depósitos pulverizados para dificultar o rastreamento dos valores. O grupo atuava em núcleos distintos: operacional, jurídico e financeiro, com participação direta em atividades do tráfico e da lavagem.

O nome da operação, “Heresia”, simboliza a escolha dos investigados por um caminho à margem da lei, desrespeitando os fundamentos da ordem jurídica e social. Sob a coordenação do delegado André Victor de Oliveira Leite, a ação busca descapitalizar os investigados e interromper o fluxo financeiro ilícito que sustenta a atuação das facções criminosas na região.

A operação representa mais um esforço integrado das forças de segurança no combate ao crime organizado em Mato Grosso.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *