A Acadêmicos de Niterói, escola de samba que levou para a Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação terminou a apuração na 12ª colocação e, com o resultado, volta a disputar a Série Ouro em 2027.
De acordo com a reportagem, a escola — estreante no Grupo Especial — perdeu pontos nos nove quesitos avaliados e fechou a competição com 264,6 pontos. As piores notas foram nos quesitos fantasia e alegorias e adereços. A única nota máxima (10) foi registrada em samba-enredo, com dois dos quatro jurados atribuindo a pontuação máxima.
O desfile teve como tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, narrando a trajetória do presidente.
Além do resultado na apuração, a Acadêmicos de Niterói também foi punida por problemas na dispersão: a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) aplicou multa de R$ 80 mil, sem perda de pontos. Segundo o relato, a dificuldade para retirar carros alegóricos teria impactado a saída de outras escolas e provocado atrasos na programação.







