Diretoria do órgão se reúne para discutir o assunto e pode decidir pela retenção de receitas nas farmácias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decide, nesta quarta-feira (16), se farmácias brasileiras serão obrigadas a reter receitas médicas de Ozempic, Wegovy, Saxenda e medicamentos similares no momento da compra, assim como já ocorre com os antibióticos. A medida visa reforçar o controle na comercialização dessas canetas usadas para emagrecimento.
A discussão sobre adoção de novas regras deve definir os critérios de prescrição, se isolada ou em associação a outros remédios; assim como o controle de comercialização, como a embalagem e até a rotulagem desses medicamentos.
A decisão da Anvisa deveria ter sido anunciada no dia 17 de março, mas foi adiada pelo diretor-substituto da agência, Rômison Mota, que estava analisando novas informações em reuniões com fabricantes. Ozempic e Wegovy são produzidos pela farmacêutica Novo Nordisk.
A Novo Nordisk divulgou uma nota em que diz que opera “em concordância às regras estabelecidas pelas autoridades responsáveis nos países” e que, no Brasil, segue os padrões estabelecidos pela Anvisa.
Dados da própria Anvisa mostram que 32% das notificações de reações adversas no Brasil estão relacionadas ao uso indiscriminado desses medicamentos. Se a proposta for aprovada, as farmácias deverão ficar com as receitas.
FONTE: SBT NEWS