Anvisa proíbe suplemento “Café de Açaí” e manda recolher “glitter comestível” após irregularidades

Foto: Reprodução/Instagram

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição do suplemento “Café de Açaí”, da marca Du Brasil, e ordenou o recolhimento de produtos vendidos como “glitter comestível”, da marca Mago. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (06).

Segundo a Anvisa, o “Café de Açaí” vinha sendo comercializado como suplemento alimentar com alegações terapêuticas proibidas no rótulo, incluindo afirmações de que poderia tratar doenças como diabetes e fibromialgia. A agência também apontou uso de constituinte não autorizado para suplementos, além de ausência de comunicado de início de fabricação ou notificação junto ao órgão regulador.

Ainda conforme o órgão, o produto apresentava origem desconhecida e era armazenado em condições inadequadas. Diante das irregularidades, foi determinada a proibição total de fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso, além da apreensão do suplemento.

No caso dos pós decorativos da marca Mago, divulgados como “glitter comestível” e usados por confeitarias e consumidores domésticos, a Anvisa informou ter identificado materiais plásticos, resinas e pigmentos de composição desconhecida em produtos com indicação direta ou indireta para uso em alimentos. A decisão prevê suspensão da venda e recolhimento de todos os lotes.

A orientação é que consumidores evitem a compra e o uso dos itens atingidos pelas medidas até eventual regularização.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *