Beneficiários com NIS final 9 começam a receber Auxílio Gás nesta segunda-feira

Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (22 de dezembro de 2025), os beneficiários do Auxílio Gás com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 9 começam a receber a parcela referente ao mês de dezembro. O pagamento faz parte do calendário regular do programa, que atende famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O valor do benefício neste mês é de R$ 110, e são esperadas cerca de 4,4 milhões de famílias contempladas em todo o país. O Auxílio Gás é pago a cada dois meses, seguindo o cronograma do Bolsa Família, com os depósitos escalonados conforme o final do NIS dos beneficiários até o dia 23 de dezembro, quando recebe o grupo com final 0.

Para ter direito ao benefício, a família precisa estar incluída no CadÚnico e contar com pelo menos um integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Isso garante que recursos cheguem a grupos em situação de maior vulnerabilidade social.

A legislação que instituiu o programa estabelece ainda que a mulher responsável pela família tem prioridade no recebimento do Auxílio Gás, com atenção especial a mulheres que sejam vítimas de violência doméstica.

O Auxílio Gás tem duração prevista até o final de 2026, conforme previsão legal. Sua manutenção integral em 100% do preço médio do botijão de gás de 13 kg foi garantida pela Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim de 2022.

Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que tem o objetivo de substituir gradualmente o Auxílio Gás. Diferentemente do modelo atual, no qual o benefício é pago em dinheiro, o novo programa permitirá que as famílias retirarem a recarga do botijão de gás diretamente em revendedoras credenciadas.

A expectativa é que o Gás do Povo triplique o número de famílias beneficiadas, alcançando cerca de 15 milhões de domicílios. A distribuição do novo programa teve início no fim de novembro e já atende cerca de 1 milhão de famílias em capitais como Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *