Brasil fica em último no ranking de competitividade industrial, diz CNI

CNI aponta que o Brasil ocupa último lugar no ranking de competitividade industrial | Reprodução

Estudo revela que ambiente econômico, educação e infraestrutura limitam desempenho do Brasil frente a 17 economias concorrentes

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou um dado preocupante: o Brasil está em último lugar no Ranking de Competitividade Industrial 2023-2024. O estudo compara desempenho de 18 países que disputam espaço no mercado internacional com produtos industriais semelhantes.

Os Países Baixos (Holanda) ficaram no topo do ranking, seguidos por Estados Unidos e Coreia do Sul. Já o Brasil aparece na 18ª colocação, com resultados negativos em quase todos os fatores analisados.

Confira ranking completo da CNI:

  1. Países Baixos (Holanda)
  2. Estados Unidos
  3. Coreia do Sul
  4. Alemanha
  5. Reino Unido
  6. Canadá
  7. China
  8. Itália
  9. Espanha
  10. Turquia
  11. Chile
  12. México
  13. Colômbia
  14. Peru
  15. Rússia
  16. Argentina
  17. Índia
  18. Brasil

Fatores que mais pesaram contra o Brasil

O país teve o pior desempenho nos fatores ambiente econômico, desenvolvimento humano e trabalho e educação. Em nenhum dos oito grandes indicadores o Brasil aparece na primeira metade da lista.

A melhor posição brasileira foi no fator baixo carbono e recursos naturais, em 12º lugar. O destaque positivo foi o uso de energias renováveis.

Segundo o presidente da CNI, Ricardo Alban, os principais entraves estão na estrutura econômica e nos altos custos para se produzir no país.

“A alta complexidade na tributação e os diversos gargalos na área da macroeconomia e de investimentos são alguns dos motivos que justificam a posição do Brasil no ranking”, explica.

Ele afirma que a solução passa por mudanças estruturais.

“O caminho é desafiador e inclui a necessidade de recuperação de problemas trazidos pela pandemia e pela guerra, a redução do Custo Brasil, como também o aumento da produtividade e da inovação em todas as camadas da economia”, destaca Alban.

Juros altos e carga tributária afetam ambiente econômico

ambiente econômico foi o fator com pior avaliação para o Brasil. O país ocupa a última posição nesse item, atrás até da Argentina (17º) e da Itália (16º). Os líderes são Coreia do Sul, China e Países Baixos.

Esse fator leva em conta financiamento, tributação e macroeconomia e investimento. O Brasil foi mal em todos: tem juros de curto prazo altos, spread bancário elevado, baixa taxa de investimento e alto gasto com juros da dívida.

Desenvolvimento humano e educação também preocupam

No quesito desenvolvimento humano e trabalho, o Brasil também ficou em último lugar. A Coreia do Sul lidera esse indicador. Os dados mostram que o país tem baixa colocação em relações de trabalho (16º), saúde e segurança (15º) e diversidade e inclusão (17º).

Entre os problemas, estão desigualdade de renda e de gênero, além de baixa cobertura de saúde pública e impacto negativo das leis trabalhistas nas empresas.

A situação da educação também é crítica. O Brasil aparece em 18º lugar, muito atrás da Alemanha, que lidera esse fator. O país tem poucos formandos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática e baixa adesão ao ensino técnico.

Outros pontos com desempenho abaixo da média

O Brasil também ficou abaixo da média nos seguintes fatores:

  • Ambiente de negócios: 13º lugar;
  • Comércio e integração internacional: 14º lugar;
  • Desenvolvimento produtivo, inovação e tecnologia: 15º lugar;
  • Baixo carbono: 12º lugar;
  • Infraestrutura: 15º lugar.

No fator baixo carbono, o país tem bom desempenho no uso de energia renovável e ocupa o 2º lugar em descarbonização. Porém, ainda está mal em economia circular, o que compromete o resultado geral.

Já na infraestrutura, os maiores desafios estão nas rodovias, portos, ferrovias e na infraestrutura digital. O país também não tem bom desempenho no transporte aéreo.

FONTE: SBT NEWS

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *