Operação Office Crimes: A Outra Face
Nesta quinta-feira (6), a Polícia Civil realizou a Operação Office Crimes: A Outra Face, com o objetivo de esclarecer o homicídio do advogado Renato Gomes Nery, de 72 anos, ocorrido em julho de 2024, em Cuiabá. Foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão na capital.
Identificação dos envolvidos
Quatro policiais militares foram presos:
Wailson Alessandro Medeiros Ramos
Wekcerlley Benevides de Oliveira
Leandro Cardoso
Jorge Rodrigo Martins
Um caseiro, apontado como executor do crime, também foi preso. Além disso, um quinto policial militar, Heron Teixeira Pena Vieira, está foragido.
Histórico dos suspeitos
Os envolvidos já possuem passagens por outros casos de violência e confrontos:
Heron Teixeira Pena Vieira e Jorge Rodrigo Martins aparecem em processos relacionados à morte de Mayk Sanches Sabino, em 2020.
Jorge também foi indiciado pela morte de Ricardo Conceição da Silva, em 2023, no bairro Três Barras, em Cuiabá.
Wailson Alessandro é investigado pela morte de Victor Lima Hipólito.
Leandro Cardoso e Heron foram alvos da Operação Simulacrum, que investigou 24 mortes simuladas por mais de 60 policiais militares.
A Polícia Militar emitiu nota informando que a Corregedoria-Geral acompanha os fatos e reiterou que “não coaduna com nenhum tipo de crime, seja dentro da corporação ou fora dela.”
O crime
Renato Gomes Nery foi baleado ao chegar em seu escritório, no dia 6 de julho de 2024. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o advogado é surpreendido por disparos e cai ao chão. O autor dos tiros fugiu em uma moto.
Renato faleceu um dia após o atentado. Seu corpo foi sepultado no dia 7 de julho, em Cuiabá, com homenagens de familiares e amigos.
Quem era Renato Nery
Renato Gomes Nery foi uma figura de destaque no meio jurídico de Mato Grosso, tendo sido presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e conselheiro federal da OAB entre 1989 e 1991.
As investigações continuam em busca de esclarecer as motivações do crime e o envolvimento de cada suspeito.