Ex-deputado Odílio Balbinotti morre aos 84 anos em Rondonópolis

Foto: Divulgação

O empresário e ex-deputado federal Odílio Balbinotti morreu na noite de quarta-feira (04/02/2026), aos 84 anos, em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá). Segundo a publicação, ele enfrentava Alzheimer e a causa da morte não havia sido oficialmente confirmada até a divulgação da informação.

A Prefeitura de Rondonópolis confirmou o óbito e decretou luto oficial de três dias, nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro de 2026, conforme decreto municipal citado na reportagem.

Balbinotti foi fundador da Atto Sementes, com sede administrativa em Rondonópolis. De acordo com a nota mencionada, ele iniciou a atuação no agronegócio em 1980, a partir de uma fazenda em Alto Garças (MT), para produzir sementes no Cerrado.

Natural de Gaurama, Odílio Balbinotti iniciou a vida pública como vereador em Barbosa Ferraz (PR) em 1973 e foi prefeito do município em dois mandatos, entre 1977 e 1983 e depois de 1989 a 1993, conforme a reportagem.

Em Brasília, ele foi deputado federal pelo Paraná por quatro mandatos consecutivos, entre 1995 e 2015, com atuação relacionada ao agronegócio e ao desenvolvimento rural, integrando comissões como a de Agricultura e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A matéria também cita que, em 2007, ele chegou a ser cotado para o Ministério da Agricultura, mas teria declinado do convite.

A publicação acrescenta que ele é pai do empresário Odílio Balbinotti Filho, apontado “nos bastidores” como possível nome da direita em Mato Grosso para disputar o governo estadual em 2026.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *