Polícia Civil investiga fraude milionária em custeio judicial de cirurgias em Mato Grosso

Foto: Reprodução/PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (4), uma operação para investigar um esquema de fraude em orçamentos apresentados à Justiça em processos que determinavam o custeio de cirurgias pelo Estado. A ação é conduzida pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) após denúncia encaminhada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde Pública (Cejusc-Saúde).

Segundo a investigação, empresas do setor de saúde simulavam concorrência ao apresentar diferentes orçamentos para procedimentos cirúrgicos. Contudo, os negócios estariam ligados entre si, pertencendo ao mesmo grupo ou tendo controle comum, o que permitia elevar artificialmente os valores repassados ao Estado.

O suposto esquema teria resultado em prejuízo milionário aos cofres públicos, uma vez que a Justiça, ao determinar a realização do procedimento via custeio judicial, utilizava como referência os valores apresentados pelas próprias empresas investigadas.

A operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e sedes de empresas envolvidas. Também foram determinadas medidas cautelares, como:

  • bloqueio de bens e valores dos investigados;
  • sequestro de veículos e imóveis;
  • proibição de contratar com o poder público em qualquer esfera administrativa.

A Polícia Civil destacou que o esquema afeta diretamente o acesso da população à saúde, já que recursos destinados ao custeio de cirurgias — muitas vezes urgentes — eram superfaturados, reduzindo a capacidade do Estado de financiar novos procedimentos.

A investigação segue com análise de documentos, perícias contábeis e possibilidade de novas fases, com eventuais indiciamentos e prisões, conforme avanço das diligências.

A Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério Público acompanham o caso.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *