Jovem neonazista é preso em MT por planejar ataques violentos contra escolas e minorias

Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu um jovem de 20 anos, morador de Gaúcha do Norte, durante a Operação Enigma, por envolvimento com ideologia neonazista, disseminação de discurso de ódio e planejamento de ataques violentos contra escolas e grupos vulneráveis.

De acordo com as investigações, o suspeito utilizava redes sociais para propagar conteúdos extremistas, incentivar atos de violência em ambientes escolares e demonstrar intenção de cometer ataques contra minorias étnicas e religiosas, incluindo judeus e pessoas negras, além de menções a possíveis ações contra templos religiosos.

O caso teve início após um alerta emitido pela Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos, que identificou um alto nível de radicalização e risco concreto de execução de atentados. A partir dessas informações, as forças de segurança brasileiras passaram a monitorar as atividades do investigado.

As autoridades conseguiram vincular perfis anônimos usados para a disseminação de conteúdo extremista à identidade real do suspeito, o que embasou o pedido de medidas judiciais.

A Justiça autorizou o cumprimento de mandado de prisão preventiva, além de busca e apreensão domiciliar e quebra de sigilo telemático, com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar possíveis conexões com outros envolvidos.

O material apreendido deverá passar por análise técnica para verificar a existência de outros planos criminosos, rede de apoio ou propagação coordenada de conteúdo extremista.

A Polícia Civil destacou que a operação integra um conjunto de ações voltadas ao combate ao extremismo violento, prevenção de ataques em ambientes escolares e proteção de grupos vulneráveis.

As investigações seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *