Com o retorno às aulas, muitos pais enfrentam o desafio de preparar lanches práticos e nutritivos para os filhos. Muitas escolas também incentivam a alimentação feita em casa, garantindo mais qualidade na dieta das crianças.
A nutricionista Rafaela Curcino, do Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, ressalta a importância de uma boa alimentação escolar.
“O lanche deve complementar as refeições principais, como café da manhã e almoço, sem as substituir. Precisa ser leve, mas nutritivo, com alimentos de diferentes grupos, como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais”, explica.
Entre as opções recomendadas, está o sanduíche natural de peito de frango desfiado, com queijo branco, tomate, alface e pão integral.
“Esse lanche é fonte de proteínas, fibras e vitaminas essenciais para o desenvolvimento infantil”, destaca a Rafaela.
Além dos sanduíches, ela sugere os sucos naturais, frutas, incluindo salada de frutas e iogurtes.
“Banana, maçã e uva fornecem vitaminas e minerais, enquanto o iogurte é rico em cálcio, essencial para o fortalecimento dos ossos”, completa.
Outro fator importante é a variedade. Oferecer sempre os mesmos alimentos pode reduzir o interesse da criança e limitar a diversidade de nutrientes.
“Alternar frutas, variar entre tapioca, pães integrais e bolinhos caseiros, além de trocar as bebidas entre suco natural, água de coco e chá gelado sem açúcar, torna o lanche mais atrativo e nutritivo”, orienta.
A nutricionista também alerta sobre os ultraprocessados, como salgadinhos, biscoitos recheados e refrigerantes.
“Esses produtos têm baixo valor nutritivo e altos níveis de açúcar, gordura e sódio. Substituí-los por alternativas caseiras ajuda na saúde e na formação de hábitos alimentares mais equilibrados.”
FONTE: GAZETA DIGITAL