Na manhã desta sexta-feira (13), a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Purgato, cumprindo seis ordens judiciais com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em roubo majorado e usurpação de função pública. O caso ocorreu em maio, na cidade de Cáceres, a 225 km de Cuiabá.
As investigações começaram após um roubo registrado no dia 7 de maio, por volta das 22h30. Na ocasião, três homens armados se passaram por policiais civis para invadir uma oficina mecânica e roubar uma caminhonete. O veículo, abandonado a cerca de dois quilômetros do local do crime, foi encontrado pouco tempo depois pela Polícia Civil.
De acordo com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cáceres, os criminosos, identificados como policiais militares, alegavam que o veículo roubado seria usado para transporte de drogas. Durante as investigações, constatou-se que o grupo tinha como objetivo encontrar entorpecentes.
A Operação Purgato incluiu o cumprimento de três mandados de prisão e três de busca e apreensão nas cidades de Cáceres e Várzea Grande. O delegado Matheus Prates de Oliveira destacou a importância do trabalho investigativo na redução significativa dos índices de criminalidade na região.
As ações contaram com o apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Corregedoria da Polícia Militar e equipes da Rotam.