Ministério da Previdência omite entrada de lobista “Careca do INSS” em prédio da pasta

Reprodução

O Ministério da Previdência Social omitiu a entrada do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, no prédio da pasta, segundo revelou o portal Metrópoles nesta sexta-feira (25).

De acordo com a publicação, o atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), reuniu-se com Antunes em 12 de janeiro de 2023, quando ainda era deputado federal e havia sido indicado para assumir o cargo de secretário executivo do ministério, o que ocorreria um mês depois. A visita, entretanto, não consta nos registros oficiais de entrada, o que levanta questionamentos sobre falhas de controle e segurança.

O Metrópoles solicitou, via Lei de Acesso à Informação (LAI), todos os registros de entrada de Antunes na Previdência, mas recebeu apenas um documento: a reunião com Adroaldo Portal, atual secretário executivo, em 13 de março de 2023. Não há explicação sobre como o lobista conseguiu acesso ao prédio dois meses antes sem registro. Procurado pelo portal, o ministério não se manifestou até a publicação da reportagem.

A mesma coluna também revelou que o Senado impôs sigilo de 100 anos sobre eventuais entradas do lobista na Casa, alegando que os dados têm “caráter pessoal” e citando dispositivos do Decreto nº 7.724/2012 e da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018). O senador Weverton Rocha (PDT-MA) já admitiu ter recebido Antunes “ao menos três vezes” em seu gabinete.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *