Horas após ser incluído pelo governo dos Estados Unidos na lista de sanções da Lei Magnitsky, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi visto na noite desta quarta-feira (30) na Neo Química Arena, em São Paulo, durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Acompanhado da esposa, Moraes sorriu, acenou para o público e, em determinado momento, fez um gesto obsceno com o dedo médio em direção às arquibancadas, logo após ser vaiado. As imagens rapidamente circularam nas redes sociais, gerando críticas e comentários sobre a postura do magistrado no mesmo dia em que foi alvo de uma das sanções mais duras aplicadas pelo governo norte-americano.
A inclusão de Moraes na lista de sanções dos EUA foi oficializada pelo Departamento do Tesouro sob a justificativa de que o ministro teria cometido “graves violações de direitos humanos”. As penalidades previstas incluem o bloqueio de bens e contas em solo norte-americano, além da proibição de transações financeiras com cidadãos e empresas dos Estados Unidos.