Mato Grosso inicia período de grandes eventos técnicos em campo; Deciolândia recebe a 13ª edição do PA Summit

Foto: Reprodução

Os produtores rurais de Mato Grosso já iniciaram a colheita da soja e, na sequência, avançam para a segunda safra, com os cultivos de milho e algodão. Paralelamente à movimentação das máquinas no campo, os primeiros meses do ano concentram um calendário intenso de eventos técnicos, voltados à difusão de informações, manejo agrícola e dados de pesquisa.

Entre os encontros consolidados no estado está o PA Summit, tradicional dia de campo promovido pela PA Consultoria, que chega à 13ª edição e será realizado no dia 31 de janeiro, na Fazenda São Paulo, no distrito de Deciolândia, em Diamantino (MT).

Criado como uma vitrine de conhecimento compartilhado, o PA Summit reúne dados de campo, análises de safras e direcionamentos estratégicos para as culturas de soja, milho e algodão. A PA Consultoria é comandada pela família do agricultor e engenheiro agrônomo Paulo Asunção e atende cerca de 70 clientes em aproximadamente 30 municípios mato-grossenses, acompanhando quase 400 mil hectares de lavouras.

Segundo Paulo Asunção, os participantes têm acesso antecipado a informações técnicas sobre manejo de plantas daninhas, pragas, doenças, além de análises que impactam diretamente os próximos ciclos produtivos e decisões de mercado.

Além da palestra do próprio Paulo Asunção, a programação do PA Summit 2026 contará com outros dois especialistas:

  • Caio Coppolla, comunicador, influenciador e palestrante, que abordará os cenários político, nacional e internacional e seus impactos no agronegócio;
  • Marcos Araújo, engenheiro agrônomo, consultor do agronegócio e sócio da Agrinvest Commodities, responsável por apresentar o panorama agrícola da safra 2025/2026.

De acordo com João Vitor Asunção, um dos organizadores, o evento chega ainda mais estratégico em 2026, com foco em oferecer insights de alto nível, tendências e desafios do agro, incluindo temas que vão além do campo.

Embora tenha sido idealizado como um grande dia de campo, o PA Summit evoluiu e hoje possui estrutura de feira de negócios do agronegócio. Em 2026, o evento contará com:

  • 32 expositores internos, em pavilhão climatizado de cerca de 4 mil m²;
  • Expositores de máquinas e veículos em área externa;
  • Pista de pouso para aeronaves de pequeno e médio porte;
  • Participantes de diversas regiões de Mato Grosso e de outros estados.

Na edição anterior, o evento reuniu 2.600 participantes de 19 estados, e a expectativa é superar esse público em 2026.

No campo, os visitantes poderão conhecer vitrines de cultivo com a participação de mais de 20 empresas, que apresentarão cerca de 60 cultivares testadas. O objetivo não é a venda de produtos, mas a avaliação em condições reais, garantindo maior credibilidade técnica e decisões mais assertivas para os produtores.

Uma das novidades desta edição é a adoção do ingresso solidário, no valor de R$ 80,00. Toda a arrecadação será destinada a duas entidades assistenciais da região oeste de Mato Grosso: APAE e Assovida.

A inscrição pode ser feita pelo site www.agropa.com.br/eventos e dá direito a café da manhã, almoço, kit de inscrição e certificado para estudantes.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *