Paraguai convoca embaixador do Brasil para explicar suposto ataque hacker da Abin

Eitan Abromovich/AFP

O governo do Paraguai convocou nesta terça-feira (1º) o embaixador do Brasil em Assunção, José Antônio Marcondes, para prestar esclarecimentos formais sobre a operação hacker da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que teria invadido sistemas do governo paraguaio com o objetivo de obter informações sobre as negociações envolvendo a Usina de Itaipu.

O chanceler paraguaio Rubén Ramírez Lezcano anunciou a convocação em coletiva de imprensa e afirmou que será entregue ao diplomata uma nota oficial solicitando detalhes sobre a ação de inteligência. “Convocamos o embaixador do Brasil no Paraguai para que ele ofereça explicações detalhadas sobre a ação de inteligência conduzida pelo Brasil”, declarou o ministro.

Além da convocação de Marcondes, o embaixador paraguaio no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, também foi chamado a consultas em Assunção. Como resposta imediata ao caso, o governo paraguaio suspendeu as negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que define as bases para a comercialização da energia gerada pela usina binacional.

A denúncia foi revelada pelo portal UOL, com base em investigações da Polícia Federal, e aponta que a operação da Abin foi planejada ainda no governo Jair Bolsonaro (PL), mas teria sido executada em 2023, já sob o comando da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o depoimento de um agente da própria Abin à PF, a ação foi autorizada por integrantes da atual diretoria da agência.

FONTE: HORA BRASILIA

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *