Levantamento mostra percepção negativa da maioria dos entrevistados sobre segurança no país

Foto: Redes Sociais

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que 45,8% dos brasileiros acreditam que a segurança pública piorou durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento, realizado entre 21 e 24 de outubro de 2025, também indica que 33,9% dos entrevistados consideram que a situação permaneceu igual, enquanto apenas 17,2% acreditam que houve melhora.

A sondagem revela que a área da segurança pública é uma das que mais concentram avaliações negativas no governo federal. A sensação de insegurança é atribuída por parte dos entrevistados ao aumento de operações policiais de grande letalidade, à criminalidade organizada e à falta de resultados concretos de políticas de segurança.

A pesquisa ocorre em meio a uma sequência de operações policiais com alto número de mortos, especialmente no Rio de Janeiro, que reacenderam o debate sobre uso da força e responsabilidade do governo federal na coordenação da segurança nacional.

Analistas apontam que o resultado amplia a pressão política sobre o Planalto e pode influenciar o discurso de adversários em temas ligados à segurança e combate à criminalidade.

O Paraná Pesquisas entrevistou cidadãos em todo o território nacional, com margem de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *