A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especial de Fronteira (Defron), retirou de circulação cerca de 1,3 tonelada de drogas em diversas operações realizadas na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. As ações fazem parte do esforço conjunto de combate ao tráfico internacional de entorpecentes e à atuação de facções criminosas.
Durante as operações, foram cumpridas 22 ordens judiciais de busca e apreensão e efetuadas 14 prisões, entre flagrantes e mandados. Além das drogas, os policiais apreenderam aproximadamente R$ 390 mil em dinheiro, armas de fogo e munições.
A Defron também informou que, entre os meses de março e maio, foram incineradas cerca de 1,9 tonelada de drogas — entre cocaína, pasta base e maconha — resultado de ações anteriores.
Entre as operações de destaque estão a Operação Crepúsculo, Ágata Oeste, Vinculados e Triplum, que contaram com o apoio de outras unidades da Polícia Civil e órgãos de segurança federais e estaduais.
De acordo com a corporação, o objetivo é desarticular as redes criminosas que atuam no tráfico transnacional e enfraquecer financeiramente as organizações envolvidas.
A Defron destacou que as apreensões representam prejuízo milionário para o crime organizado, além de contribuir para a redução da circulação de entorpecentes em todo o território mato-grossense.





