Polícia Civil cumpre mandados em VG, Cuiabá e Pontes e Lacerda dentro do programa Tolerância Zero
Quatro pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (26), durante a Operação Western, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc), em ação integrada nas cidades de Várzea Grande, Cuiabá e Pontes e Lacerda. A ofensiva faz parte das estratégias do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, os policiais encontraram uma estufa com mudas de maconha, porções da erva prontas para consumo e a quantia de R$ 16.421 em dinheiro.
Mandados e prisões
A operação cumpriu oito ordens judiciais expedidas com base nas provas reunidas ao longo da investigação. Em uma das residências-alvo, localizada no bairro da Manga, em Várzea Grande, os agentes encontraram um casal, de 21 e 23 anos, e precisaram arrombar a porta para acessar o imóvel.
Estufa artesanal e insumos
Dentro do quarto, foi localizada uma estufa artesanal com cinco vasos de maconha — quatro já com plantas desenvolvidas. A polícia também apreendeu dois frascos com flores da erva, além de sementes, porções embaladas, balanças de precisão, rolo de papel filme e diversos insumos para cultivo, como fertilizantes e substratos.
Esquema de rateio
Segundo a Denarc, o grupo criminoso utilizava o modelo de rateio para adquirir e revender os entorpecentes em porções fracionadas, caracterizando associação para o tráfico. A prática, segundo os investigadores, demonstrava uma sensação de impunidade entre os envolvidos.
Nome da operação e contexto
O nome Operação Western faz alusão aos filmes de faroeste, que retratam territórios marcados por conflitos entre a lei e o crime. O objetivo foi simbolizar o enfrentamento a grupos que operam à margem da justiça.
A ação também integra a Operação Inter Partes, no contexto da Narke 4, iniciativa nacional coordenada pela Diopi/Senasp/MJSP durante a Semana Internacional de Combate às Drogas, promovida pela ONU em 26 de junho.