Rio transborda, forma cabeça d’água e deixa municípios de MT em alerta após tempestade

foto reprodução

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros enviaram equipes para ajudar nas buscas e no socorro aos moradores atingidos.

As fortes chuvas que atingem Mato Grosso causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, localizados a 361 km e 383 km de Cuiabá, respectivamente. Imagens aéreas registradas nesta terça-feira (14) mostram a força das águas na região.

Salto do Céu e Rio Branco estão a apenas 10 km de distância uma da outra. Segundo a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, equipes estão em deslocamento para prestar auxílio às comunidades.

De acordo com o morador Evânio Baia, a chuva em Rio Branco começou por volta das 20h de segunda-feira (13) e se estendeu durante toda a noite. Natural da cidade, ele relatou o impacto da situação, mas destacou que os danos foram apenas materiais.

“É algo muito estranho ver as casas sendo invadidas pela água e saber que não pode fazer nada, pois é muito rápido! Graças a Deus foi só prejuízo material. Isso a gente junta forças e reconstrói”, afirmou.

Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Rio Branco havia divulgado uma nota informando sobre o reforço de ações do Plano de Contingência para enfrentar possíveis enchentes causadas pelas chuvas e pela oscilação do nível do Rio Acre e dos igarapés.

Em parceria com o Governo do Estado, a Superintendência do Patrimônio da União e o Corpo de Bombeiros, a prefeitura intensificou o monitoramento de bairros em áreas de risco e organizou a logística necessária para atendimento emergencial.

Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade, fenômeno registrado nesta terça-feira (14).

A cabeça d’água ocorre quando chuvas intensas em uma área específica de um rio ou cachoeira elevam o nível da água de forma repentina, intensificando a correnteza.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *