A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá deflagrou, nesta quinta-feira (3), a Operação Gado Branco, para investigar o roubo de 90 cabeças de gado em uma fazenda na capital. Um fazendeiro de 66 anos foi preso por receptação após 13 animais roubados serem encontrados em sua propriedade.
Família foi feita refém por criminosos armados
O crime ocorreu no dia 29 de abril. De acordo com a Polícia Civil, uma família inteira foi rendida por homens armados, entre eles:
- O proprietário da fazenda, de 69 anos
- Sua mãe, de 88 anos
- O caseiro, de 50 anos
- A esposa do caseiro, de 45 anos
As vítimas foram feitas reféns por horas e obrigadas a realizar transferências via Pix. Durante o tempo em que estiveram sob domínio dos criminosos, parte do gado foi carregada e roubada.
Polícia conseguiu interceptar parte do rebanho
A filha do fazendeiro conseguiu acionar a Polícia Militar, que flagrou três suspeitos na fazenda ainda carregando o gado. Na ocasião, 98 cabeças de gado foram recuperadas e devolvidas ao proprietário.
Entretanto, a quadrilha já havia realizado um primeiro carregamento com 90 animais roubados, que não estavam mais no local no momento da abordagem. O grupo criminoso permaneceu na propriedade das 6h da manhã até as 16h50.
Receptador é preso e gado é recuperado
Com o avanço das investigações, a Derf identificou uma das rotas do gado furtado e localizou 13 animais em uma fazenda, levando à prisão de um fazendeiro de 66 anos por receptação. Os bois foram reconhecidos e devolvidos ao proprietário.
As investigações continuam com foco na identificação dos mandantes do crime, bem como na prisão de outros envolvidos no esquema de roubo e revenda dos animais.