A semana será de sol forte, calor intenso e ar seco nas principais cidades de Mato Grosso. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar das altas temperaturas, que podem chegar aos 40 °C, uma frente fria prevista para o fim de semana deve derrubar os termômetros no domingo (24), trazendo alívio após dias de abafamento.
O Instituto emitiu um alerta amarelo (Perigo Potencial) para vendaval nas cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Cáceres e Rondonópolis, com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h. O alerta tem validade até esta terça-feira (19). Enquanto isso, todo o estado está sob alerta amarelo (Perigo Potencial) para baixa umidade. Veja a previsão:
Em Cuiabá, as tardes serão escaldantes, com máximas de até 40 °C entre segunda e sexta-feira. As mínimas para a semana variam entre 18 °C e 23 °C. A virada acontece no domingo, quando a temperatura deve variar entre 28 °C e 36 °C. A mínima pode chegar aos 18 °C.
Já em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte da capital), com clima mais ameno, a cidade deve registrar máximas entre 36 °C e 38 °C e mínimas entre 18 °C e 20 °C. O padrão é de tempo firme e seco. Chapada também está sob alerta de vendaval, sem previsão de chuva.
No norte, em Sinop (500 km de Cuiabá), a semana será uma das mais quentes: as máximas variam entre 37 °C e 38 °C, e as noites, entre 20 °C e 22 °C. A cidade está sob alerta amarelo para baixa umidade. O ar seco predomina, sem previsão de chuva.
No sul, em Rondonópolis (212 km da capital), as máximas variam entre 36 °C e 38 °C, com madrugadas frescas entre 18 °C e 21 °C. A cidade está sob os dois alertas amarelos, para baixa umidade e vendaval, e também sob alerta laranja para baixa umidade. Não há previsão de chuva.
A Oeste do Estado, em Cáceres (225 km de Cuiabá), os dias serão muito quentes. As máximas chegam aos 40 °C; na quarta-feira, a máxima prevista é de 37 °C, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas. As mínimas ficam entre 20 °C e 23 °C.
A recomendação do Inmet é para manter a hidratação. Evitar exposição ao sol e atividades físicas intensas ao ar livre entre 12h e 16h. Use umidificador ou bacias com água para reduzir os efeitos do ar seco. Em caso de vendaval, não se abrigue debaixo de árvores e não estacione próximo a placas ou torres. Além disso, é importante redobrar a atenção à saúde de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.