Tangará da Serra deu um passo importante rumo à implantação do aguardado curso de Medicina. Na última quinta-feira (28), a Câmara Municipal sediou uma audiência pública que reuniu vereadores, representantes da Unemat, instituições privadas e a sociedade civil para discutir a viabilidade do projeto que pode transformar a educação superior e a saúde da região.
Mobilização liderada pelo Legislativo
A iniciativa foi proposta pelo vereador Professor Sebastian Ramos, que destacou a audiência como marco inicial para um novo ciclo de ações:
“A partir daqui, queremos dar o próximo passo para outras ações, na expectativa que tenhamos o curso de Medicina sim, através da Unemat, nossa instituição pública e também pela iniciativa privada que tem sido construída pelo Executivo Municipal.”
Estrutura e capacidade local
O diretor pedagógico da Unemat Tangará da Serra, Ariel Lopes Torres, reforçou que o município reúne todas as condições necessárias:
“Tangará pelo seu tamanho, pela sua importância, um polo regional, agora prestes a ter o Hospital Regional, penso que comporte perfeitamente um curso de Medicina e, se for na Unemat, seria bastante interessante.”
Além disso, ressaltou que o projeto precisa ser tratado como política de Estado, garantindo apoio do governo para viabilizar a implementação.
Apoio da iniciativa privada
O diretor da Faest, Gilmar Utzig, também defendeu a proposta, citando exemplos de cidades brasileiras com porte semelhante que já oferecem o curso:
“Tangará da Serra com certeza já comporta um curso de Medicina, a exemplo de outras cidades do Brasil, com mais ou menos a nossa população.”
Paralelamente, a UniRv aguarda liberação do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT), após aprovação em Goiás, para iniciar investimentos e dar andamento à abertura do curso.
Um futuro promissor
A implantação do curso de Medicina em Tangará da Serra representa um divisor de águas para a cidade, trazendo não apenas oportunidades acadêmicas, mas também avanços para a saúde regional com a chegada do Hospital Regional e novas frentes de ensino, pesquisa e extensão.