Um grave acidente de trânsito registrado na noite de sexta-feira (8) na BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, deixou pelo menos 11 pessoas mortas e dezenas de feridos. A colisão envolveu um ônibus interestadual lotado e uma carreta, em um trecho de curva, a cerca de 40 quilômetros do centro de Lucas do Rio Verde.
Segundo informações preliminares e relatos de passageiros, o ônibus havia saído de Cuiabá com destino a Sinop. No município de Nova Mutum, o veículo teria recebido mais passageiros e seguido viagem completamente lotado.
Ainda conforme relato de um sobrevivente, no trecho próximo à comunidade São Cristóvão, o motorista do ônibus tentou realizar uma ultrapassagem em faixa contínua — local onde a manobra é proibida. Durante a tentativa, o veículo acabou colidindo lateralmente com uma carreta que vinha no sentido contrário. O impacto foi tão violento que praticamente rasgou toda a lateral esquerda do ônibus.
Mortes confirmadas e resgates
No local, nove pessoas morreram instantaneamente. Uma vítima foi socorrida e levada para Nova Mutum, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. Durante a madrugada, o portal Terra MT Digital esteve no Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, para onde a maioria dos feridos foi encaminhada, e confirmou o óbito de uma jovem que havia sido levada em estado grave
Entre as vítimas fatais estão o motorista do ônibus, um passageiro que estava na carreta e o condutor do caminhão, que chegou a ser socorrido. O número total de mortes chega a 11, mas a Polícia Judiciária Civil ainda trabalha para confirmar oficialmente a identidade e a quantidade de vítimas.
Estrada interditada
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, SAMU e socorristas da concessionária Rota do Oeste atuaram no resgate das vítimas. A BR-163 segue interditada nos dois sentidos, com grande congestionamento na região.
A Polícia Civil deve instaurar inquérito para apurar as causas do acidente, ouvir sobreviventes e analisar as circunstâncias da ultrapassagem que resultou na maior tragédia registrada este ano na rodovia em Mato Grosso.