Trump indica possível redução nas tarifas sobre produtos da China, mas descarta zerar taxas

Donald Trump | Divulgação/Casa Branca

Fala do presidente dos EUA acontece após secretário do Tesouro do país, Scott Bessent, classificar tarifas elevadas como insustentáveis

presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou nesta quarta-feira (23), durante um evento na Casa Branca, uma possível mudança de rumo na guerra comercial com a China. Em meio à volatilidade no mercado, Trump afirmou que as altas tarifas impostas a produtos chineses “vão cair substancialmente, mas não chegarão a zero”.

As declarações mostram uma mudança no tom adotado anteriormente pelo presidente, que havia elevado as tarifas sobre produtos chineses a 145%. “Tenho certeza de que 145% é muito alto e não vai ser tão alto, não vai chegar a esse nível”, declarou Trump a repórteres no Salão Oval.

“Vai cair substancialmente, mas não será zero. Já foi zero. Fomos simplesmente destruídos. A China estava nos passando para trás e… Isso não vai mais acontecer”, completou.

A fala acontece após declarações do secretário do Tesouro, Scott Bessent, feitas mais cedo, que classificou as tarifas elevadas como insustentáveis e demonstrou expectativa por uma desaceleração nas tensões comerciais entre os dois países.

Em coletiva de imprensa nesta quarta (23), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, reiterou a oposição de Pequim ao aumento das tarifas. “Lutaremos até o fim se quiserem uma guerra tarifária, mas se quiserem negociar, nossa porta está aberta”, afirmou.

FONTE: SBT NEWS

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *