Tangará da Serra (MT) – Um levantamento recente da Polícia Civil aponta que mais da metade dos homicídios registrados em Tangará da Serra têm ligação direta com a atuação de facções criminosas e o tráfico de drogas na cidade.
De acordo com os dados oficiais, de todas as ocorrências de homicídio analisadas, 13 casos — o equivalente a 54,2% do total — tiveram como motivação disputas entre organizações criminosas ou envolvimento no comércio de entorpecentes.
O levantamento também indica que:
- 16,7% dos homicídios (quatro ocorrências) ocorreram por motivo fútil;
- 29,2% (sete casos) estiveram relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas, que contribuíram para desentendimentos e desfechos violentos.
Do total de casos registrados, o levantamento aponta que 14 foram homicídios consumados (58,3%) e 10 foram classificadas como tentativas de homicídio (41,7%).
Outro ponto destacado pela Polícia Civil foi o alto índice de autoria esclarecida: em 20 ocorrências, ou seja, 83,3% dos casos, os responsáveis já foram identificados, enquanto 16,7% permanecem sob investigação.
Especialistas e autoridades de segurança têm observado que a interiorização da violência e a presença de facções criminosas têm impactado municípios menores, com o fortalecimento de disputas territoriais ligadas ao tráfico e à organização criminal.





