Um idoso de 63 anos foi preso pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (17) em Sorriso (MT), suspeito de matar um cachorro da raça pitbull enforcado em uma árvore, nas proximidades da Avenida Blumenau, região central da cidade.
O crime foi descoberto após imagens do sistema de monitoramento “Vigia Mais MT” registrarem a ação e permitirem à polícia identificar o autor. O homem foi localizado enquanto trafegava pela Avenida Noêmia Tonello Dalmolin e acabou detido.
Em depoimento, o suspeito afirmou que agiu em legítima defesa, alegando que o pitbull teria atacado seu próprio cão durante uma caminhada próxima ao Lago da Rota do Sol. Segundo ele, para conter o animal, amarrou-o com uma corda a uma árvore — o que resultou na morte do cachorro.
Entretanto, ao verificar a residência do homem, os policiais constataram que seu cão não apresentava ferimentos compatíveis com a versão relatada.
O idoso foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Sorriso, onde o caso foi registrado como maus-tratos a animais, crime previsto na Lei Federal nº 9.605/1998, com pena que pode variar de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda de animais.
O corpo do animal foi recolhido, e a Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso.





