Vorcaro negocia formato de depoimento à CPMI do INSS fora de Brasília, em meio a impasse sobre comparecimento

Foto: Reprodução nexojornal.com.br Guia Brasília

O empresário Daniel Vorcaro, ligado ao caso Banco Master, estaria negociando uma alternativa para prestar depoimento à CPMI do INSS fora de Brasília, segundo reportagem do Hora Brasília. A movimentação ocorre em meio a um impasse sobre o comparecimento presencial do banqueiro ao Congresso.

A oitiva de Vorcaro na CPMI passou por sucessivas mudanças. A Agência Senado informou, no início do mês, que o depoimento havia sido remarcado para depois do Carnaval, após pedido da defesa, saindo da previsão inicial de 5 de fevereiro para o dia 26. Em seguida, a comissão anunciou a antecipação para segunda-feira, 23 de fevereiro, às 16h, com foco em questionamentos sobre contratos de empréstimos consignados ligados ao Banco Master.

Nos últimos dias, porém, o cenário mudou novamente. Veículos de imprensa relataram que Vorcaro comunicou a parlamentares que não compareceria à CPMI na data marcada em Brasília. Posteriormente, a Câmara informou o cancelamento do depoimento de Vorcaro na CPMI e a convocação de outra depoente para a reunião, após nova recusa de comparecimento.

O impasse ocorre em paralelo a decisões recentes do ministro André Mendonça, do STF, no contexto do caso Banco Master. As reportagens apontam que a defesa passou a se apoiar nessa nova configuração jurídica para discutir as condições da participação de Vorcaro em oitivas no Congresso.

A CPMI do INSS investiga possíveis irregularidades envolvendo empréstimos consignados e prejuízos a aposentados e pensionistas. Vorcaro é tratado como personagem relevante nessa frente de apuração, o que explica a tentativa da comissão de manter sua oitiva no cronograma, mesmo com remarcações e disputa sobre o formato do depoimento.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *