Lula sobre Zambelli: “Vai pagar pelo erro que cometeu”

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) “vai pagar pelo erro que cometeu”, em referência à condenação da parlamentar pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada durante agenda oficial em Roma, na Itália, quando o presidente foi questionado por jornalistas sobre o caso.

Lula disse não saber se Zambelli estaria no mesmo país e reforçou que se trata de uma questão da Justiça, não pessoal. “Ela não merece respeito de quem é da democracia”, afirmou o presidente, destacando que o caso deve seguir o curso judicial.

A deputada foi condenada a 10 anos de prisão por invasão de sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, segundo decisão do ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A pena prevê regime inicial fechado e perda do mandato parlamentar.

Zambelli ainda tenta impedir sua extradição, alegando cidadania dupla. Sua defesa afirma que irá recorrer da decisão.

O caso repercutiu nacionalmente por envolver uma das figuras mais conhecidas da base bolsonarista no Congresso, e reacende o debate sobre liberdade de expressão, responsabilidade digital e interferência em sistemas públicos.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *