Menor de 15 anos planejava atentado armado e divulgava mensagens misóginas nas redes sociais; Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão.
Um adolescente de 15 anos foi alvo de uma operação da Polícia Civil de Mato Grosso, nesta sexta-feira (11), no bairro Jardim Petrópolis, em Cuiabá, após ser identificado como autor de discurso de ódio contra mulheres e por planejar um ataque armado.
A ação fez parte da Operação Adolescência, deflagrada após um alerta emitido pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo a Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), o adolescente divulgava conteúdos com ameaças diretas a mulheres, inclusive com intenção declarada de realizar atos de violência armada. Em uma das publicações, ele chegou a mencionar uma ameaça contra uma menina de seu convívio, afirmando que utilizaria armas registradas em nome de seu pai.
Com base na gravidade dos indícios, o delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy, solicitou um mandado de busca e apreensão domiciliar, além da suspensão dos registros de armas junto à Polícia Federal. A Justiça atendeu ao pedido em poucas horas.